terça-feira, 28 de abril de 2009

Acidentes acontecem...

A Lei de Murphy é “lixada”...

Andei 1 ano para começar o “blog” e quando começo finalmente é ao mesmo tempo que começam uma série de “correrias infernais” aqui no meu serviço.
Para (não) ajudar: Sábado ás 7 da matina tenho uma aventura típicamente maputense (bom, típicamente urbana na realidade).

Às 6 da manhã a minha Doce Esposa acorda e levanta-se a correr pensando que estava atrasada para o serviço. Muito contente ficou ela (e eu também que acordei sobressaltado) pois era Sábado e podíamos dormir até ás 10 horas da manhã. Voltamos a adormecer sossegados aninhados nos lençóis sentindo aquele quentinho do colinho de quem nos ama...

Mas... (e este “mas” é uma desgraça) ás 7 da matina tocam á campainha!!! Eu queria ignorar, queria DORMIR, depois de uma semana pesadíssima, dura e suada...
Mas a campainha insistiu, revoltada com a minha vontade de a ignorar...

Levantei-me pesado e fui até á porta. Era o guarda do prédio:
- Patrão, é melhor descer, bateram no seu carro.

Eu ainda a dormir levei 3 segundos a “engolir”.
- Já vou descer – disse eu com pouca vontade... Mas no fim da frase realizei o que ele havia dito!

Vesti-me a correr e peguei nos documentos, chaves e indispensável telefone celular...
Desci as escadas ainda pesado de sono mas sem vontade de esperar pelo elevador.

Chego ao passeio... o meu carro aparentemente está inteiro! Mas o aglomerado típico diz-me que não estou a sonhar, o acidente é real.

Chego mais perto e encontro 4 colegas da minha infância, gente que não vejo há muito tempo, conhecidos de encontros esporádicos... e um Nissan Sentra enfiado na traseira do meu carro!!!

Dou a volta ao carro e o pessoal que está com o responsável reconhece-me... “Nuno! É o teu carro? AAAAH! Vamos poder resolver isto como amigos!”

Eles embriagados de diversão e eu “trêbado de sono” começamos a falar. Querem que eu não chame a Polícia pois “vai ser chato”... e eles não poderão ir a outra festa que queriam. ÁS 7 DA MANHÃ? Eu continuo silencioso.

A minha Doce Esposa chega, também estremunhada... e os conhecidos achegam-se dela para ela me convencer a não “complicar as coisas”. Ela, dura e séria, pega em si e vai chamar a polícia ali na 5ª esquadra... a do Hospital Central de Maputo.

As conversas vão circulando e vejo o responsável, amigo de um amigo meu, conhecido meu dos meus tempos de escola primária 3 de Fevereiro e do Colégio Delta (ele era do Colégio Kitabu). Também ele quer resolver as coisas “a bem”.

Eu peço imensa desculpa a todos mas eu tneho que chamar a Polícia, o meu seguro não cobrirá nada caso eu não o faça (e com os níveis de álcool ali do pessoal não há condições para se conversar nada). Emburrados entendem que eu não me movo.

- Já não és tão simpático quanto eras nos tempos pá! – comentário de uma amiga com alguns “whiskies” a mais. Pois não sou... destruição de propriedade alheia raramente é uma boa forma de começar o Sábado... especialmente quando o carro destruído é meu!

E chega o sr. Agente... este cumpre o seu papel com limpeza e seriedade e diz-nos para irá esquadra. Aqui o responsável cai em si: eu não mudo de ideias, ele vai ficar sem carta e vão fazer o teste de “alcoelemia” (como dizem os bêbados e, surpreendentemente ou não, os polícias).

Esquadra... arrasto a minha Doce Esposa atrás coitadinha, mas ela cumpre o seu papel. Ir áquele sítio a qualquer hora do dia não é simpático... mas Sábado ás 8 da manhã é muito pior!

Entramos na salinha, eu e o responsável, este visívelmente chateado comigo pois não quis “resolver a bem”...

Passados os trâmites normais chega o momento: o teste de “alcoelemia”... o sr. Agente, frio e profissional não dá chance... o responsável tem que fazer o teste. Ele tenta esquivar-se, tenta não soprar, tenta desviar o sopro... o Agente põe-no na ordem e ameaça com o famoso “desacato á autoridade” e ele sopra: 0.83 mg/l!!!!!! (o limite em Moçambique é 0.03 mg/l)...

Ele não tem seguro... mas se tivesse o seguro também não pagava... com aqueles níveis de álcool.

Saimos, despedimo-nos, ele a começar a “ressacar” e eu a começar a ter a dor de cabeça...

Estou tramado... umas horas da semana deitadas fora.

Hoje recebi a cotação: 135 000,00MT com algumas coisas a acrescentar depois de desmontarem o carro... para não contar que vou ficar pelo menos uma semana sem carro!
Manjacaze, Ponta-do-Ouro, Nelspruit... todas viagens que tinha a fazer (trabalho e visitas médicas, nem falo das de lazer) estão penduradas.

É assim a vida... sempre disse e continuarei a dizer.

O Murphy é que tem razão: “Quando algo mau pode acontecer vai acontecer da pior forma possível!”

Ponho uma pausa aqui neste desabafo... tenho outros posts meio redigidos mas foram interrompidos pela torrente de trabalho e agora este desagradável e dispensável assunto...

Serei mais lento mas virão para aqui outros assuntos.

Saudações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

My Favorites