quinta-feira, 23 de abril de 2009

Visitas a terras longínquas... vendo o Real Moçambique

Estou a chegar de Manjacaze... de Nwandjahane mais concretamente, terra do Presidente Eduardo Mondlane.

Gosto muito de pôr o pé na estrada e andar por aí planando a ver como é o Mundo fora de Maputo... Maputo, esse País dentro de um País, passamos do Quilómetro 14 e deveríamos carimbar o passaporte... o caminho desde o Laboratório de Engenharias passando pelo Zimpeto e Benfica mais parece Terra de Ninguém!!!

Os "chapas" e os bêbados... as pessoas e os "tchovas"... o nosso Estado apregoa estar a trabalhar para melhorar Moçambique mas não se dá ao trabalho de pôr na ordem aquilo que é a Entrada Príncipal da Capital do País para quem vem das províncias.

Por mera coincidência é também a saída da Capital para as províncias.

Alguns poderiam dizer que estou para aqui a "chatear" por causa dos turistas que têm que ver aquilo... Não é o caso. Se assim fosse eu propunha que construíssem um "Muro da Vergonha" como aquele que esconde a pobreza á volta do Aeroporto de Mavalane (quando se desembarca do Aeroporto e se pega no transporte para a Cidade de Maputo passamos por um magnânimo muro sem função aparente pois nem publicidade tem!).

Mas sendo aquela a principal saída e entrada da Capital para o resto do País todos bens e pessoas (nacionais ou estrangeiros) passam por aquele funil... que é uma desgraça.

E depois choramos os acidentes, condenamos os marginais, sentimos a perda dos porcos e galinhas atropelados pelo camião do Lalgy!?

E alguém faz algo para melhorar? Faz? Só se for num papel enfiado nalguma gaveta oficial... a Tâmega andou para ali a tentar trabalhar mas, para variar, o projecto estava errado, o financiamento estava errado, o material estava errado... bom, começo a achar que o Povo é que está errado...

Este Estado que contrata pedreiros para fazer casas completas, engenheiros civis com alguns dias de experiência para projectar pontes...

Começo a achar que de facto o meu voto tem que mudar.

Pois só pode reclamar quem vota. Eu estes anos todos tenho acreditado fielmente que a mudança vem aí. Mas parece-me que a mudança é só para pior... cada vez pior.

É óbvio que há muita coisa boa, não me achem negativo, mas o que há de mau ultrapassa largamente o que há de bom.

Sua Excelência o Ministro Sumbana, que agora acumula a pasta do M. da Juventude e Desportos e o do M. do Turismo apareceu nos media nacionais e disse "o Turismo em Moçambique vai muito bem, estamos nas rotas internacionais do Turismo"... e as nacionais para quem ficam? Mas isso é assunto para outro post.

É feio prometer e não cumprir. As nossas provincias estão desorganizadas, pobres e marginalizadas... e nem preciso de ir a outra provincia para ver isso, basta ir ali ao Benfica, Zimpeto, Malhazine, Maxaquene A,B,C e por aí fora.

Temos sorte que os nossos compatriotas são calmos... andam a espezinhar-nos como se lá não estivessemos e nós apenas agradecemos.

Vamos á luta...

Desculpem o longo desabafo mas sempre que vou comer poeira nas estradas da provincia custa-me ver a pobreza e simpatia do nosso povo abusado todos os dias...

E o Governo a ir construir monumentos de biliões de dinheiro sem olhar em volta... É triste... Políticamente triste.

O meu voto já não levam!

Um comentário:

  1. Eu nunca, mas NUNCA, votei neles (Frelimo)nas eleições!Agora é q vamos ver quantos acordaram nas eleições em Outubro! Smpre estve nas nossas mãos!!! Bom post!

    ResponderExcluir

My Favorites